O quinteto de Patos-PB apresentou-se na noite do dia 18, com muito forró pé-de-serra, numa das noites mais aguardadas da Festa do Sagrado Coração de Jesus.
Santo Antônio é comemorado no dia 13 de junho sendo a sua véspera considerada o dia dos namorados. Ele nasceu em Lisboa, em 15 de agosto de 1195 e faleceu 35 anos depois, em Pádua, Itália. Foi canonizado pelo Papa Gregório IX, menos de ano após sua morte e considerado Patrono de Portugal e de Pádua.Os portugueses trouxeram para o Brasil a devoção a Santo Antônio. Em Pernambuco, em 1550, a ele foi erguida uma capela, que deu origem ao primeiro convento carmelita no Brasil: convento de Santo Antônio do Carmo. No sincretismo religioso, Santo Antônio é confundido com os orixás guerreiros Oxosse, Ode e Ogum. A trezena de Santo Antônio é rezada nos primeiros treze dias do mês.É o achador das coisas perdidas. O casamenteiro. Ao longo de mais de oitocentos anos de devoção, Santo Antônio vem sofrendo toda a sorte de pressão para fazer jus ao título de santo casamenteiro: ser pendurado de cabeça para baixo, ter o Menino Jesus roubado de seus braços, voltar ao nicho (altar) só após a realização do pedido amoroso.
São João é o mais popular dos santos juninos. À exceção da Virgem Maria e do menino Jesus, é o único santo comemorado no dia do seu nascimento - 24 de junho. Filho de Zacarias e Isabel, prima de Maria, mãe do Filho de Deus. Seu nascimento e missão foram anunciados pelo anjo Gabriel e, quando nasceu, esse fato foi comunicado, conforme combinação, por uma fogueira. Também chamado de o Batista, pois batizou Jesus no Rio Jordão foi, também, seu precursor, pregando antes Dele, anunciando-O. Morreu degolado, por ordem de Herodes Antipas, a pedido de sua enteada Salomé.Uma de suas representações é a de São João do Carneirinho, menino, ainda. No sincretismo religioso, São João é o orixá Xangô. Segundo uma das muitas lendas, São João deve permanecer dormindo na noite de 23 para 24, apesar de toda a festança e foguetório aqui na Terra, pois, do contrário, provocaria o fim do mundo por fogo...
São Pedro é festejado em 29 de junho. Foi um dos doze apóstolos escolhido por Jesus para ser o fundador da Igreja Católica "Segue-Me e farei de ti um pescador de homens." Foi o primeiro Papa da Igreja Católica Romana. Nasceu na Galiléia e foi pescador. Também conhecido por Simão, Simão Pedro e Simão Barjona. Morreu crucificado, pregado de cabeça para baixo, a seu pedido, por se considerar indigno de morrer como Jesus Cristo.Nos cultos afro-brasileiros tem um correspondente nos orixás Exu ou Legbá. Popularmente é o chaveiro do céu, aquele que recebe as almas dos recém-falecidos. É o protetor dos pescadores e das viúvas, por ter tido este estado civil. São Paulo, também, é festejado no dia 29 de junho. Cidadão romano, Saulo foi um perseguidor ferrenho e cruel dos primeiros cristãos, até o dia em que, na estrada de Damasco, ouviu a voz de Jesus, convertendo-se, então. Foi decapitado por uma espada.
IMPORTANTE:
Este blog foi criado e é mantido/atualizado pela Casa da Cultura de Tuparetama com a colaboração de Tárcio Oliveira. Caso você esteja em alguma fotografia e deseje a retirada de sua imagem do blog por favor entre em contato pelo e-mail tarcio.j@hotmail.com.
Veja as fotos das FESTAS JUNINAS DE 2007 e as fotos deste ano clicando sobre a data desejada no menu "Arquivo" abaixo.